sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

As muralhas de Jericó


















Estamos em constante luta com o Diabo e as suas potestades (cf. Efésios 6: 10-18; 2 Coríntios 10: 3-6), e por isso, devemos estar revestidos de toda a armadura o Senhor proporciona a cada um de nós. Em Josué 5 vemos que o povo de Israel devia se circuncidar, sobretudo aqueles que haviam nascidos no deserto, e logo, não tiveram a oportunidade de participar dessa cerimônia (cf. Josué 5: 9), sendo que esse ritual exclusivo dos judeus corresponde ao que chamamos hoje do batismo (cf. 1 Coríntios 12: 13), onde selamos um pacto de obediência total e o cumprimento pleno de seus estatutos, onde teriam parte no concerto de Deus (cf. Gn 17: 11). Embora esse ritual já tenha sido radicalizado por Paulo, sendo que não faz mais parte da crença dos que creem em Cristo (cf. Gálatas 5: 3), devemos participar dos cultos de consagração a Deus a fim de que seja retirado de nós todos os pecados (não totalmente falando, pois todos pecaram [Romanos 3: 23]), e através dessa entrega, procuramos nos tornar santo, como é santo aquele que nos chamou (cf. 1 Pedro 1: 15). E foi isso que Israel fez!
  Mas no capítulo 6, observamos que o cristão não vive somente de santificações e consagrações que o torne purificado para experimentar a glória de Deus (cf. Isaías 6: 5-7), mas é também obrigado a lutar contra todas as hostes da maldade, bem como o Diabo (cf. 2 Coríntios 12: 1-10), e Israel também precisava lutar contra Jericó para que tivesse uma sólida organização política e pudesse conquistar a Terra Prometida (cf. Êxodo 3: 8). João Crisóstomo, pregador e mártir sírio, que viveu entre 347-407 d. C. afirmou o seguinte:
 " Se você pensa que pode vencer sem lutar e acredita que receberá a coroa sem qualquer batalha, não passa de um péssimo soldado de Cristo. " ( João Crisóstomo)
  O mundo, a carne e o sangue estão em constante coalizão conosco (cf. Efésios 2: 1-3), e é por esse motivo que devemos estar preparados para tomar posse da nossa bênção espiritual (cf. Efésios 1: 3). No entanto, é necessário conhecer alguma questões acerca de Jericó: a cidade de Jericó tinha uma área cercada de cerca de 32 m². Era uma cidade-fortaleza, não somente para seus habitantes, como também para a região agrícola ao derredor, sendo motivos para Dr. Gastang julgar que a cidade não era totalmente isolada no período que se chama Idade do Bronze ( 2900-2300 a. C.). Os muros tinham cerca de 9 metros de altura e 6 metros de espessura. Jericó era considerada invencível, devido a suposta proteção dos deuses cananeus. Existem várias hipóteses de que Jericó foi destruída por um terremoto, mas nada pode ofuscar o fato surpreendente de Deus derrubá-la utilizando o Seu Poder, já que Deus confunde a todos com a Sua sabedoria (cf. Isaías 55: 8, 9).


 











Vestígios arqueológicos de Jericó


  Primeiramente, após entrar no contexto arqueológico, vamos retirar algumas lições desse texto a fim de que estejamos preparados para lutar contra as potestades de maldade:

1º) LEMBRE-SE QUE ESTÁ LUTANDO EM VITÓRIA, E NÃO POR VITÓRIA. (cf. Josué 6: 1-5). O soldado cristão encontra-se numa posição de vitória garantida, pois Jesus Cristo já derrotou todos os nossos inimigos espirituais (cf. João 12: 31). Jesus já venceu por nós na cruz do Calvário (cf. Colossenses 2: 13-15), e através dEle que somos capacitados para vencer o mundo, quando nos tornamos seus filhos (cf. João 16: 33; 1 João 2: 15). Pois, se Deus é por nós, quem será contra nós (cf. Romanos 8: 31). Israel segui também alguns passos, os quais são:

I) Temer a Deus (v. 1). Depois que se consagraram, os israelitas não se importavam mais com o que seria acometido a eles, pois teriam a Deus como seu único Senhor, Ele é o Senhor dos Exércitos! Nenhum gigante seria capaz de acabar com seus exércitos (cf. Números 13: 28), pois a Arca da Aliança estava andando com eles, a presença de Deus se fazia presente (cf. Josué 6: 3-5)!
II) A promessa do Senhor (v. 2). Os cristãos são pessoas que confiam plenamente nas promessas de Deus, pois a Palavra de Deus faz crescer a fé em seu coração (cf. Romanos 10: 17), bem como em Josué 1: 8, e guardam a Palavra de Deus, meditando diariamente nela.
III) As instruções do Senhor (vs. 3-5). Francis Schaeffer havia dito certa vez que: " Josué não tomou a cidade apenas com uma tática militar humana de grande astúcia. A estratégia veio do Senhor. "  É necessário que estejamos atentos as instruções dadas por Deus, pois se tentarmos fazendo dos jeito que os homens desejam, certamente seremos envergonhados (cf. Josué 7). Eles tiveram que fazer tudo SETE vezes. A palavra hebraica para " sete " é shevah, e significa " ser/estar plenamente satisfeito ", nos dando uma ideia de uma vida completa. Por isso, os planos de Deus cooperam totalmente para o bem daquele cujo estão de acordo com a Sua vontade (cf. Romanos 8: 28).

2º) LEMBRE-SE QUE VOCÊ VENCE O MUNDO PELA FÉ (cf. Josué 6-16). De acordo com Hebreus 11: 30, as cidades de Jericó ruíram pela fé que o povo de Israel depositou no Senhor. Entrega o teu caminho ao Senhor, ou seja, tenha fé nEle, e mais ele fará por você. De acordo com o que diz Philipis Brooks:

" Não orem a Deus pedindo uma coisa fácil. Antes, orem para serem homens e mulheres melhores. Não orem pedindo tarefas à altura de suas forças. Antes, orem por forças à altura de suas tarefas. " (Phillips Brooks)
CONCLUSÃO : Que possamos nos tornar verdadeiros servos, bem como soldados de Cristo, e através dEle, possamos conquistar tudo aquilo que nos está disposto nas regiões celestiais, olhando somente para o alvo, que é Jesus Cristo, autor e consumador da nossa fé!
Deus os abençoem!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário