quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O vale de ossos secos



   A cerca de 587 a. C., Ezequiel, um sacerdote judeu filho de Buzi (cf. Ezequiel 1: 3), que recebera a missão de profetizar aos filhos de Israel cativos no Império Babilônico, bem como os remanescentes de pessoas es- tabelecidas nas terras de Judá, também era conhecido como " o profeta das visões " (cf. Ezequiel 1, 10 e 47) pois estabelecia muitas mensagens de Deus a Israel através de visões. Outra visão sua foi a do vale de ossos secos, observado em Ezequiel 37: 1-14. De acordo com os versos 1, 2 e 3, existiam diversos ossos espalha-dos por um vale, sendo eles sequíssimos (cf. Ezequiel 37: 3). Aqui, o Todo-Poderoso não tinha a intensão de estabelecer uma imagem de um cemitério, mas sim de um verdadeiro campo de batalha! Além do mais, era uma humilhação para os judeus não terem o seu corpo embalsamado e lavado para que pudesse ser sepulta-do (cf. Deuteronômios 28: 25, 26), e tendo seus cadáveres apodrecidos com o decorrer do tempo, comido pelas aves do céu (cf. Jeremias 34: 20). De acordo com os vs. 11-14, esses ossos secos representavam a casa de Israel, que dizia que estava sem esperança, não tinha mais uma organização política e muito menos espiritual com Deus, pois foram pelos seus pecados que Israel foi espalhado por outras nações.
   Conta-se a história de um cidadão japonês que fora visitar a cidade de Hirochima, depois de ser bombar-diada por mísseis na Segunda Guerra Mundial. Ele procurava alguma alma vivente. Mas só via desgraça na sua frente: prédios destruídos, cadáveres estirados pelas ruas, algo horrível. Mas diante de tudo aquilo, aque- le homem conseguiu avistar uma pequena planta de bananeira que havia sobrevivido ao desastre. Muitos de nós achamos que não existe mais esperança para as nossas vidas, mas Deus diz para nós que porá um novo espírito e um novo coração em nós (cf. Ezequiel 36: 26).
   A segunda parte da visão fala que Ezequiel profetizou àquele vale que os cadáveres ali existentes pudessem ressurgir. Primeiro os ossos se bateram (cf. Ezequiel 37: 7), depois surgiram tendões e nervos, bem como a pele que os recobria, mas não havia neles espírito (cf. Ezequiel 37: 8). A primeira parte da visão já se cum- priu, com a criação do Estado de Israel em 14 de maio de 1948 d. C., mas aquele povo ainda espera por u-ma renovação espiritual que ocorrerá que o Messias voltar na sua Segunda Vinda (cf. Isaías 66: 7-9). Nós precisamos do Espírito Santo para que possamos reviver espiritualmente. Foi Jesus que vivificou nossos cor-pos mortais que estavam em pecado, e colocou em nós uma semente incorruptível (cf. Lucas 15: 24). Nós precisamos de renovo.
Que Deus possa abençoá-los!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário