" Naquela noite alguns pastores estavam nos campos, guardando seus rebanhos de ovelhas. De repente um anjo do Senhor apareceu ao redor deles, e ficaram cercados do brilho da glória de Deus. E ficaram muito aterrorizados, mas o anjo os acalmou. ' Não tenham medo ' disse ele. ' Eu lhes trago boas notícias de grande alegria e isso é para todo o povo! Hoje, nasceu na cidade de Davi o Salvador, o Cristo, o Senhor. Como vocês vão reconhecê-lo? Vocês encontrarão uma criancinha enr lada num cobertor, deitado numa manjedoura! ' " ( Lucas 2: 8-12 ).
Para que entendamos melhor a situação que estava ocorrendo a mais ou menos 6 a. C., gostaria que os a- mados vissem um vídeo que retrata de maneira belíssima essa história:
Percebemos que as primeiras pessoas a receberem as boas-novas do Evangelho tratavam-se de humildes pastores que estavam em Belém. É inclusive através dessa passagem que muitos historiadores da Bíblia afir-mam que Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro (cf. Lucas 2: 8), já que em Israel, onde o clima é muito frio, entre novembro e dezembro temos um rigoroso inverno, levando muitos estudioso a acreditar que Jesus nasceu entre os meses de março, abril, sendo que alguns arriscam até o mês de junho. De acordo com Hipó- lito, que viveu nos anos de 300 d. C., e de acordo com a tradição da Igreja Católica, essa data foi escolhida pela Igreja para substituir uma cerimônia pagã que ocorria no solstício de inverno de dezembro para janeiro, nos levando ao fato de que Deus deseja que essa data se mantenha no oculto da mente humana!
Mas quais lições que podemos tirar desse texto para que este Natal de 2011 possa ser totalmente dedicado ao nosso Senhor, a fim de que entendamos o seu real sentido?
1º - O EVANGELHO É ANUNCIADO AOS HUMILDES DE CORAÇÃO (cf. Mateus 5: 3) = Naquele período, os pastores eram considerados como uma classe social impura devido ao tipo de trabalho que re-alizavam, fazendo com que ficassem longe do Templo durante meses, entretanto foi a essas pessoas conside-radas insignificantes que o senhor veio (cf. Mateus 11: 29). Conta-se a seguinte estória:
Uma família nos Estados Unidos foram passar o Natal fora, e para isso pararam numa lanchonete para se alimentar, embora a lanchonete estivesse quase vazia. E, na porta da lanchonete, havia um mendigo que de alguma maneira, gostou da criança do casal. Embora não dessem muita atenção, o mendigo começou a brin- car com a criança. Quanto mais vergonha sentiam, mais o velho brincava e fazia a criança rir. Tentaram sair de fininho, mas a criança se estirou nos braços do homem. Depois, aquele velho disse a mãe do garoto: " Eu agradeço a você por ter permitido dividir o seu filho comigo. Esse foi meu presente de Natal. "
Devemos ser mansos de coração (cf. Mateus 5:5) para que o nosso exemplo possa cativar aqueles que não conhecem a Cristo e não entendem o Natal. Devemos nos humilhar diante do Filho do Homem (cf. Lu- cas 2: 9) e reconhecer a glória daquele que se humilhou por nós e se fez homem (cf. Filipenses 2: 8).
2º - O SENHOR NOS PROPORCIONA A PAZ (cf. Romanos 5: 1) = Imagino aqueles pastores que se julgavam inferiores recebendo a mensagem de um anjo! Possivelmente sentiram muito medo! Mas em Lucas 2: 10, o anjo diz que eles não deviam temer. Era Deus que estava falando! Naquele período existia uma ex-pressão que era a pax romana, que dizia que o Império Romano estava dando paz e calmaria a sua popu-lação, devido ao grande exército que estava a serviço de Roma. Mas a Bíblia afirma que só encontramos a verdadeira paz, a paz SHALOM, que demonstra bem-estar, prosperidade e paz de espírito em Nosso Jesus (cf. João 16: 33), que não é o que todo mundo pensa que é a ausência de guerra. Devemos mostrar ao mun- do diante de toda essa violência que o Nosso Deus pode dar a cada um de nós a verdadeira paz, pois Je- sus é considerado o Príncipe da Paz (cf. Isaías 9: 6).
Bom, em outra oportunidade eu dou continuidade a essa mensagem. Que Deus possa tocar sua vida!
Até a próxima!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário