sábado, 31 de dezembro de 2011

Convertei os Vossos Corações!



  Neste novo ano que se iniciará a poucas horas, podemos observar como a população manifesta-se contente e feliz com a chegada de um novo tempo, onde temos a oportunidade de demonstrar nosso amor e carinho e felicidades para quem nós tanto amamos, como uma consequência a uma nova vivência. Entretanto, a grande meta de vós deve ser servir ao Senhor a todo tempo, a fim de que estejamos ajustados a Sua Palavra que é boa e perfeita. Leiamos o que se encontra no último livro do Antigo Testamento, cujo o autor é o profeta e servo de Deus Malaquias, provavelmente 516 a. C., onde ocorrera a reconstrução do Templo e o retorno do exílio babilônico ao povo judeu [ embora seja mais cabível aceitar a ideia de que se passou em 460 a. C. ], a fim de que tivéssemos uma palavra consoladora quanto a esse assunto:
" ... ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais, para que eu [ o Senhor ] não venha e fira a terra com maldição. "
                                                                                                  Malaquias 4: 6

   Parece um tanto assustador afirmar que a última palavra inspirada por Deus no Antigo Testamento seja de maldição propriamente dito, mas esta são as consequências prováveis de Israel caso ele não obedeça ao Pai Celestial (ver Malaquias 4: 6b). Provavelmente, se Deus deixasse inacabado Seu plano redentor, certamente a Terra seria destruída pela maldição de Deus! Mas como Deus é boníssimo, enviou o Seu Único Filho, e a opressão que carregaríamos foi retida pelo Seu amor (ver João 3: 16). Em Lucas 1: 16-17, observamos o seguinte: o provável Elias aqui prometido poderia corresponder a João Batista, pois através de sua pregação, muitos converteriam a sua fé e passariam a viver uma vida de obediência a Deus. Ele havia dito que a morte e destruição seria inevitável. Aqui, a palavra converter tem seu termo grego como sûbh, que dentre quaisquer significado, transmite retornar, restabelecer, restaurar, trazer de volta, etc. Talvez o significado original da palavra aqui traduzida possa nos revelar o segredo de como converter os nossos corações. Observemos algumas dessas lições, para que nosso 2012 seja ricamente abençoado:

I - DEVEMOS TRAZER DE VOLTA O NOSSO PRIMEIRO AMOR (ver Apocalipse 2: 4). Quando falo de primeiro amor, não refiro-me ao fato de sermos cristãos como éramos no passado, mas de sermos o que se chama de filhos de Deus! Quando os pais intercedem por seus filhos, e porque possuem o autêntico amor agindo em suas vidas (ver 1 Coríntios 13: 13), nos dedicando a amar até mesmo os nosso inimigos. O Senhor libertaria o povo de Deus e lhe daria um novo coração purificado e regenerado (ver Ezequiel 36: 26). É dessa maneira que devemos agir! Agir com amor pelo nosso próximo, voltando as nossas origens, ou seja, retrocedendo e retendo as coisas boas do passado (ver Apocalipse 2: 4).

II - DEVEMOS RESTAURAR OS ALTARES QUEBRADOS (ver Ezequiel 37). Quando Israel dizia a seguinte frase: " nossa esperança pereceu ", o Senhor restaurou a sua sorte, e promoveu uma restauração que trazia de volta a espiritualidade de Israel (ver Ezequiel 37: 14). Neemias terminou o seu livro com mudanças na vida espiritual do povo (ver Neemias 13), e Deus deseja terminar esse ano contigo te consagrando a Ele e promovendo um avivamento espiritual em sua vida (ver Habacuque 2: 4)! Deixa ele agir em você!

III - MUDE SUA FORMA DE AGIR E VIVER (ver 1 Coríntios 11: 1). A versão Nova Linguagem de Hoje diz quanto a esse versículo que os pais e filhos deveriam fazer as pazes. É necessário deixarmos nossa velha natureza para admitir uma atitude nova e de acordo com a vontade de nosso bom Deus (ver Gálatas 5: 16; Romanos 8: 28). Da mesma forma, assim como um novo ano está nascendo em nossas vidas, que vocês possam mudar as suas atitudes e seu viver.

CONCLUSÃO: Que o Senhor Jesus possa habitar os vossos corações, bem como convertê-los (ver Ml 4: 6), a fim de que vivamos uma vida que agrade a Deus. Que Deus posa abençoar o ano de 2012 e que de uma maneira maravilhosa possamos nos relacionar cada vez mais com Ele!
Paz e graça a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário