quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A Pessoa que Deus Abençoa!














  Embora seja uma triste veracidade, não podemos negar o fato de que muitos dos que vivem hoje no mundo tiveram suas esperanças despedaças, arrancadas de si mesmo a ideologia de que o ser humano tem como um direito a felicidade. Uma vez vi determinado filme que trata aceca deste grande galardão. No final das contas, aquele homem que houvera por muito tempo batalhado por uma vida mais digna e justa. Podemos perceber essa conquista quando milhões de nordestinos, na década de 1970, acabaram deixando suas terras natais a fim de que suas vidas pudessem ser bem-aventuradas. A palavra bem-aventurado vem do hebraico asher, e que por sua vez significa " feliz ", " contente ". Podemos observar o termo makarios como o correspondente grego para esta palavra.
 Em Salmos 1, podemos observar a importância dada pelo autor do mesmo quanto a questão do homem que é bem-aventurado (cf. Mateus 5: 3-12). De acordo com a tradição judaica no século I, muitos deles criam que somente as pessoas saudáveis e ricas é que eram abençoadas por Deus, enquanto aquelas que eram um tanto pobres ou doentes receberam algum castigo de Deus. Entretanto, no Sermão do Monte o próprio Deus em forma humana, Jesus, havia dito que todo aquele que mostrasse um carácter cristão. Aqui, observamos o contraste entre o juízo destinado ao ímpios, bem como a benção de se tornar feliz dada a todos obedientes ao Evangelho (cf. 1 Coríntios 15: 22, 49). Pelo primeiro Adão, percebemos que muitos hoje perecem em seus caminhos, mas o último Adão, Cristo, permitiu que nos tornássemos justos (cf. Romanos 5). Observe-se alguns aspectos essenciais para que nos tornemos felizes!

I - ELE ABENÇOA TODA PESSOA SEPARADA DO MUNDO (v. 1). Compara-se a vida cristã com uma caminhada (cf. Efésios 4: 1, 17; 5: 2, 8, 15). Primeiramente, promovemos um encontro com Cristo por meio da fé que depositamos Nele. Posteriormente, através de alguns passos de fé, aplicamos cada vez mais as verdades bíblicas em nossa vida. No entanto, a Bíblia nos afirma que precisamos seguir somente para o alto, para o autor e consumador da nossa fé, Jesus (cf. Hebreus 12). Logo, vemos aspectos negativos onde não devemos fazer, ou seja, caminhamos nesse mundo, mas não pertencemos a ele (cf. 1 João 1: 5-7). O grande apóstolo Pedro cometeu esse pecado, pois Jesus falou para que ele não segui-lo, no entanto ele o desobedeceu (cf. João 18: 15), e por isso negou a Cristo por três vezes. Conta-se a seguinte história:
" Certa vez meu amigo encontrou um rapaz que se dizia homossexual, entretanto ele converteu-se. Mas quando ele visitou uma igreja evangélica que afirmara que o homossexualismo era um pecado, ele saiu daquela igreja. Posteriormente, o amigo o encontrou novamente, e perguntou se ele havia largado aquela vida. No entanto, ele disse que encontrou uma igreja que dizia que todos eram salvos pela graça, e por isso ele podia continuar homossexual. "
  Certamente as pessoas se esquecem de que precisam deixar o velho homem para viverem continuamente com o Senhor. Logo, esse versículo afirma que pessoas devemos nos afastar:
1º) Os ímpios. O termo hebraico para ímpios é rasha, e que faz menção a uma pessoa moralmente errada; má; uma pessoa perversa; injusta. Essa palavra é traduzida como ÍMPIO cerca de 256 vezes (cf. 1: 1-6; 3: 7; Gênesis 18: 23-25; 2 Crônicas 19: 2; Jó 34: 18, etc.).
2º) Os pecadores. O termo hebraico para essa palavra é chatta, que se refere a um criminoso; errar o alvo; ultrapassar os limites da Lei. Traduzida como pecadores (cf. 1: 1, 5; 25: 8, etc.). São todos aqueles que se rendem aos desejos corruptos da nossa própria carne (cf. Hebreus 11: 25). Eles não herdarão o Reino dos Céus.
3º) Os escarnecedores. O termo hebraico correspondente é luts, e, de certa forma significa zombar; e até mesmo escarnecer; ridicularizar. (cf. v. 1, 22: 7). Muitas dessas pessoas promoviam rodinhas a fim de que a Palavra de Deus seja ridicularizada, pois não aceitam a verdade (cf. 2 Timóteo 3: 1).

CONCLUSÃO: Podemos concluir que, se nos afastarmos dessas pessoas certamente nós teremos a chance de ser pessoas bem-aventuradas, e seremos abundantemente abençoadas.



Um comentário:

  1. Oi, meu irmão. Que bom que você fez um blog também. Agora vou ter com quem conversar por aqui. Vou postar também algumas mensagens. Vamos trocar ideias por aqui, hein. Abração!

    ResponderExcluir